Manutenção Preditiva, Preventiva e Corretiva – Saiba o Que é!



Saber distinguir cada um dos tipos de manutenção de equipamentos e quando cada tipo é aplicado a uma situação é importante para a redução de custos, isto ficará mais claro ao decorrer desta explicação, mas é necessário saber que este conhecimento quando bem aplicado pode se mostrar muito vantajoso financeiramente!

A realização de manutenções não só impede uma interrupção de produção inesperada, como também evita que problemas pequenos que não sejam diagnosticados evoluam causando maiores danos e prejuízos de grande escala.

São três os tipos de manutenção que são popularmente utilizados: manutenção preditiva, manutenção preventiva e manutenção corretiva.

Manutenção Preditiva: a manutenção preditiva está relacionada ao monitoramento ativo do equipamento, isto é, à coleta de dados e inspeções. Este tipo de manutenção é feito a fim de determinar o tempo de vida útil de componentes e os meios adequados de prolongar esta vida útil.

Manutenção Preventiva: a manutenção preventiva visa evitar que a falha/quebra ocorra, intervindo antes que aconteça. Este tipo de manutenção é programado, podendo ter como base os dados levantados na manutenção preditiva ou outros parâmetros, como tempo, pontos de falha, análise de risco, etc.

Manutenção Corretiva: a manutenção corretiva acontece quando se faz necessário corrigir alguma falha ou mal funcionamento do equipamento que o torna improdutivo. Esta manutenção normalmente possui maior custo em relação às demais.

Sabendo como estas manutenções funcionam, fica mais nítida a importância da realização de um planejamento para a execução de manutenções de forma que seja visada a redução de custos com a reparação de problemas de larga escala. É mais vantajoso manter o bom funcionamento do equipamento e prolongar sua vida útil sem ter prejuízos em produção e manutenção, do que somente manter a manutenção em dia e ter custos muito menores.



PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Rolar para cima